sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por que minha glicemia é baixa à noite e alta pela manhã- para diabéticos

Muitos diabéticos nos perguntam por que sua glicemia sobre durante a noite. A dúvida é maior ainda quando o paciente vai dormir com uma glicemia boa e ao acordar, estranhamente ela está mais alta, mesmo sem ter comido nada à noite. A explicação envolve diversos mecanismos de regulação do nosso corpo.
Para começar, a glicose que circula no sangue não vem totalmente do que comemos. O corpo também é capaz de estocar e produzir a glicose, inclusive para estar preparado para os períodos de jejum. O principal responsável por isto é o fígado (e o rim em menor escala).
O fígado, quando nos alimentamos, estoca certa quantidade de glicose. Esta glicose não vai diretamente para o sangue, ficando como reserva para períodos de necessidade. Além disso, o fígado é capaz de produzir glicose a partir de outros nutrientes do corpo como: gorduras e proteínas.
Sendo assim, durante todo o tempo o fígado faz este balanço de produção ou estoque de glicose, de acordo com a hora do dia e com a alimentação. Essa “escolha” do fígado em aumentar a glicose do sangue, se dá pela ação de hormônios do nosso corpo. O mais conhecido é a insulina. Ela retira a glicose que está no sangue e leva para dentro das células do nosso corpo (lembrando que a glicose é a principal fonte de energia do nosso corpo). Alem disso, tem outras funções, como “avisar” o fígado que ele não precisa produzir mais glicose. O objetivo final é diminuir a quantidade de glicose no sangue e aumentar dentro das células.
Mas há outros hormônios que agem no sentido oposto! É o glucagon, o cortisol, o hormônio do crescimento e a adrenalina.
O glucagon tem um efeito rápido no aumento da glicose no nosso sangue por aumentar a produção de glicose pelo fígado.
O hormônio de crescimento (GH) e o cortisol agem mais devagar, mas também elevam a glicose no sangue e o período em que eles estão mais altos durante o dia é exatamente no horário da manhã!
A adrenalina também se eleva quando acordamos. Aliás, é o hormônio que é liberado quando nosso organismo é submetido a algum período de estresse, por isso se ouve muito dizer que em períodos de nervosismo o diabetes pode subir!
Portanto, existem muitos mecanismos envolvidos em manter o açúcar em níveis bons. Quando a dose de insulina não é suficiente ou os remédios que tomamos para a diabetes não estão fazendo o efeito desejado (seja aumentando a produção de insulina ou facilitando a ação desta), os outros hormônios continuam agindo, fazendo com que os níveis de glicose subam, independente da alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário