quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fronteiras da Europa

Fiquei fascinado com esse mapa dinâmico das fronteiras da Europa durante os últimos mil anos. O trabalho para fazer isso deve ter sido enorme!
O mais impressionante, porém, é imaginar que cada simples mudança de cor que vemos na imagem, em geral significou guerras, com mortes, sofrimento, mudanças de governo e de propriedades...  E cada vez que uma  mudança se faz, os vencedores pensam: "consegui uma vitória definitiva! Essas são as novas fronteiras do meu governo, que serão eternas!". Como hoje, quando viajamos, pensamos que tudo que está lá, assim permanecerá. O belo de se visitar a Europa é pensar em tudo que cada lugar já vivenciou, quantas invasões, quantas trocas de governo...
Quando era pequeno, meu avô me dizia que ele havia nascido numa cidade da Polônia, que era dominado pelo Império Austro-Húngaro, mas que agora fazia parte da União Soviética. Pouco depois, a URSS caiu e o que meu avô contava já não era mais atual, agora a cidade estava na Ucrânia (é Zhovkva, vizinha a Lviv, cidade que sediará jogos da Eurocopa). Tive a oportunidade de ler um livro chamado "Polônia", infelizmente esgotado no Brasil, que conta, que conta, por personagens de uma mesma família, a atribulada história desse país ao longo dos séculos, saindo de ser um grande império (juntamente com a Lituânia) para um período em que simplesmente desapareceu do mapa. Outro belo livro épico da história de um lugar na Europa é "Londres", com uma idéia semelhante, contando histórias que se passam em diversos momentos chave da história dessa cidade.
Enfim, se vocês gostam de história (ou também se gostam da Europa!), não deixe de ver o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=kBK9yncmps8

Nenhum comentário:

Postar um comentário